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4231 - 05 DESPACHANTE DOCUMENTALISTA - DESPACHANTE, DESPACHANTE DE DOCUMENTOS, DESPACHANTE POLICIAL, EMPLACADOR

 
DESPACHANTES DOCUMENTALISTAS
 
Descrição sumária
Representam o cliente junto a órgãos e entidades competentes. Solicitam a emissão de documentos de pessoas físicas e jurídicas, de bens móveis e imóveis, alvarás, licenças e laudos diversos. Efetua inscrições, alterações e baixas em registros e cadastros. Gerenciam serviços e atividades dos clientes.

Organizam arquivos de dados e monitoram datas de vencimento de documentos. Regularizam débitos e créditos, apuram e pagam impostos, taxas e emolumentos. Requerem isenções, cancelamentos, parcelamentos e suspensões de pagamentos de débitos, a devolução de indébitos e o recebimento de indenizações, seguros, pecúlios e pensões.
 
Formação e experiência
O exercício dessas ocupações requer formação de nível médio e credenciamento junto a órgãos estaduais, nas unidades da federação onde haja legislação específica para o exercício da função.

Alguns conselhos regionais oferecem cursos específicos sobre legislação e preenchimento de documentação para os diversos campos de atuação.
 
Condições gerais de exercício
Atuam predominantemente junto aos órgãos de trânsito. A maior ou menor familiaridade com guias e formulários específicos gera, informalmente, especializações: documentação para taxistas, para veículos de transporte escolar, para veículos de carga, documentação para o Ibama, prefeituras, Receita Federal, INCRA, associações de classe, dentre outras. Trabalham como autônomos.
 
Código internacional CIUO 88

4211 - Cajeros y expendedores de billetes

 

Notas

Em alguns estados, o credenciamento é feito mediante atos administrativos de órgãos públicos municipais e estaduais (Delegacias de Polícia, DETRAN). Em outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Rondônia, Minas Gerais e no Distrito Federal, a atividade dos despachantes é regulada por leis estaduais.

 
A - EXECUTAR SERVIÇOS PARA OS CLIENTES JUNTO A ÓRGÃOS E ENTIDADES COMPETENTES
  • Solicitar documentos pessoais (CIC, RG, CNH, Passaporte)
  • Solicitar documentos de pessoas jurídicas
  • Solicitar documentos de bens móveis veículos Terrestres, embarcações, aeronaves)
  • Solicitar documentos de bens imóveis (certidões, registros e averbações)
  • Solicitar alvarás e licenças para diversos fins
  • Solicitar laudos diversos (perícias, vistorias e avaliações)
  • Legalizar documentos de estrangeiros
  • Solicitar certificações de procedência e qualidade
  • Registrar produtos
  • Registrar marcas, patentes e desenho industrial
  • Solicitar homologações de atos
  • Efetuar inscrições, alterações e baixas em registros e cadastros
 

B - GERENCIAR SERVIÇOS E ATIVIDADES DO CLIENTE

  • Gerenciar arquivo de dados e documentos do cliente
  • Monitorar datas de vencimento de documentos dos clientes
  • Assessorar o cliente em assuntos específicos, com embasamento legal
  • Pleitear a regularização de documentos
  • Desentranhar processos
  • Desembaraçar processos
  • Defender verbalmente o cliente
  • Recorrer de decisões administrativas
 
C - PROVIDENCIAR A SOLICITAÇÃO DE DOCUMENTOS
  • Preparar os documentos
  • Redigir requerimentos
  • Providenciar a expedição de documentos
  • Montar o processo
  • Direcionar cliente e processo ao órgão competente
  • Protocolizar o requerimento
  • Acompanhar a tramitação de processo
  • Retirar os documentos
  • Conferir a exatidão dos documentos
  • Entregar os documentos
  • Elaborar documentos
 
D - REGULARIZAR DÉBITOS E CRÉDITOS
  • Apurar impostos, taxas e emolumentos
  • Preencher guias e formulários
  • Pagar impostos, taxas e emolumentos
  • Pedir baixa dos débitos
  • Requerer a certidão negativa de débitos
  • Interpor defesas e recursos
  • Requerer suspensão de impostos, taxas e contribuições
  • Requerer parcelamento de débitos
  • Requerer cancelamento de débitos e dívidas
  • Requerer restituição de indébitos
  • Requerer substituição dos meios de Pagamento de debito
  • Apurar créditos
  • Requerer a isenção de impostos, taxas e emolumentos
  • Requerer indenizações, seguros, pecúlios e pensões
  • Requerer o reconhecimento de imunidade
 
E - INSTRUIR PROCESSOS
  • Planejar o trabalho
  • Pesquisar informações
  • Analisar informações
  • Consolidar as informações
  • Classificar documentos
  • Documentar o processo
  • Relatar o processo
  • Formalizar o processo
  • Atualizar a documentação legal da empresa
 
F - GERIR SUA EMPRESA
  • Controlar custos usando planilha
  • Implementar métodos de trabalho
  • Equipar a empresa
  • Selecionar o local da empresa
  • Coordenar equipe de trabalho
  • Zelar pela aparência e funcionalidade do ambiente de trabalho
  • Estabelecer procedimentos de trabalho
  • Orientar os funcionários sobre sua apresentação pessoal
  • Atualizar a documentação legal da empresa e dos funcionários
  • Cumprir estratégias de marketing
  • Fixar honorários
  • Estabelecer horários de funcionamento da empresa
  • Adotar padrões de controle de qualidade
  • Controlar a qualidade de procedimentos padrão
 
G - COMUNICAR-SE
  • Telefonar aos clientes
  • Enviar fax e e-mail
  • Visitar clientes
  • Enviar comunicação registrada
  • Produzir boletins informativos
  • Distribuir propaganda
  • Veicular anúncios em jornais e periódicos
  • Divulgar serviços por mala direta
  • Divulgar serviços por rádio ou televisão
  • Colocar página na Internet
 
H - DESENVOLVER NOVOS CAMPOS DE ATIVIDADE PROFISSIONAL
  • Identificar possíveis serviços
  • Desenvolver projetos de atuação profissional
  • Atuar preventivamente frente às alterações concretas e possíveis
  • Negociar a implantação de serviços
  • Dialogar com órgãos públicos sobre o aperfeiçoamento de serviços
  • Firmar parcerias no mercado interno e externo
 
Z - DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS
  • Agir eticamente
  • Atualizar-se quanto à métodos e ferramentas de trabalho
  • Agir com profissionalismo
  • Ter conhecimentos técnicos e jurídicos
  • Falar outros idiomas
  • Expressar-se com clareza
  • Guardar o sigilo profissional
  • Trajar-se adequadamente
  • Tratar com urbanidade funcionários públicos, clientes e concorrência
  • Redirecionar suas atividades para novas áreas
  • Aperfeiçoar-se continuamente
  • Qualificar-se para novas oportunidades de trabalho
  • Conquistar e manter clientela
  • Administrar crises
  • Manter clientela
 

Recursos de Trabalho

Acesso à Internet; Biblioteca de legislação; Carimbos; Computador e periféricos; Fax; Impressos em geral; Jornais; Máquina de escrever; Máquinas copiadoras; Software.
 

Especialistas

 

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